As tecnologias já fazem parte do dia a dia de profissionais das mais diversas áreas de atuação e tendem a ser cada vez mais importantes. É por isso que estão sempre surgindo empresas e empreendedores com soluções que facilitam e otimizam o trabalho das pessoas, levando em consideração que o mercado tecnológico é vasto. Segundo a pesquisa “Agenda 2022”, realizada pela Deloitte, empresa de consultoria e serviços empresariais, das companhias entrevistadas, 96% disseram que os próximos principais investimentos em tecnologia seriam em aplicativos, sistemas e ferramentas de gestão.
Assim, neste cenário, plataformas modernas estão em evidência, porém há uma categoria específica que vem ganhando espaço: one stop shop. O termo é usado para identificar um ambiente onde se pode encontrar tudo o que é necessário e dessa forma, pessoas podem ter uma experiência completa.
Como exemplo da importância deste tipo de plataforma, vale destacar a aplicação no setor imobiliário, área que envolve diferentes necessidades. O marketing é necessário para atrair os consumidores, a parte jurídica é importante para garantir que tratativas sejam juridicamente viáveis e seguras, os processos de gestão são essenciais para que demandas estejam organizadas, entre outros. Assim ao invés de um profissional utilizar várias plataformas e serviços diferentes, com um sistema one stop shop, este pode ter no mesmo lugar, tudo em mãos.
Esse conceito já vem sendo difundido nos marketplaces e superapps , que atendem consumidores finais como no varejo e serviços, atendendo diversos serviços em um só lugar, sem necessidade de criar várias contas em vários lugares, e centralizando as informações, aproveitando do tráfego gerado devido aos seus milhares de clientes para ofertar mais serviços, formando um ecossistema que se beneficia da exposição da marca que detém uma maior penetração no mercado, seja por trabalhar com produtos topo de funil, que geram muito alcance no mercado, por atingir muitos clientes, ou seja por ter engajamento recorrente na sua plataforma, fazendo com que no longo prazo os produtos plugados da cauda longa sejam utilizados pelos consumidores.
Assim, a tendência é que negócios e pessoas conheçam cada vez mais as vantagens de uma inovação que pode integrar diversas pontas de uma cadeia. Por isso, é interessante que empreendedores abracem este movimento, seja desenvolvendo plataformas completas, o que é desafiador, ou ainda melhor, busquem parcerias com outras companhias do mesmo setor de atuação, porém complementar, que tenham alcance para distribuir os seus serviços para uma base ávida buscando inovação. Isso porque cada marca possui especialidades e diversas vezes, é mais valioso unir forças para ofertar ao público soluções realmente completas, já que em um mercado tão vasto como o imobiliário é uma tarefa impossível querer fazer tudo sozinho, e como diz o ditado: "Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado".
É importante destacar que uma plataforma one stop shop também precisa ser de fácil uso e intuitiva, e transmitir confiança para os usuários e por isso, os processos de construção e aprimoramento precisam ser minuciosos. Por trás de ferramentas tecnológicas, também precisam existir especialistas qualificados e que entendam do negócio executado e principalmente entendam como comunicar isso aos seus usuários garantindo uma experiência prática, fácil e sem atrito.
Assim, posso concluir que o desenvolvimento de um sistema one stop shop é um caminho de sucesso e que gera benefícios para todos os envolvidos, sejam estes profissionais ou usuários. Desenvolvendo uma plataforma completa e que seja de fácil uso, companhias ganharão destaque no mercado e vantagem competitiva.
*Bruno Thomasi é CPO e Sócio da Vivalisto, primeira proptech que oferece uma plataforma completa para corretores de imóveis e imobiliárias de nicho com o objetivo de empoderar os profissionais, fazendo com que sejam protagonistas no segmento imobiliário. O profissional desenvolve plataformas digitais há mais de 15 anos, com foco em melhores experiências e em tornar fácil o que é naturalmente complexo. Tem formação em Desenvolvimento de Sistemas e Marketing, e já foi CEO e CTO do MeEntrega e de outras empresas de tecnologia.